Gallery inside!
Destinos

Algarve. O melhor de Albufeira e Portimão

Se a costa portuguesa tem aproximadamente 1000 quilómetros de extensão, há pelo menos200 quilómetros que prometem tudo aquilo que achamos é necessário num destino paradisíaco: sol, temperaturas amenas todo o ano, água do mar agradável, vistas de tirar a respiração e uma cultura sem igual.

10 minutos de leitura

Se a costa portuguesa tem aproximadamente 1000 quilómetros de extensão, há pelo menos200 quilómetros que prometem tudo aquilo que achamos é necessário num destino paradisíaco: sol, temperaturas amenas todo o ano, água do mar agradável, vistas de tirar a respiração e uma cultura sem igual. Falamos, claro, da região do Algarve e das maravilhas que, dia após dia, fazem como que seja visitada por milhares de pessoas, portuguesas e estrangeiras. É por isto mesmo que um dos pontos de partida para esta volta pelo Barlavento pode (e deve) começar em Albufeira!

Albufeira

Esta cidade vibrante, com espírito boémio e acolhedor, tem algumas das praias mais bonitas de toda a região, desde logo a Praia do Ninho da Andorinha, uma pequena praia que é o retiro ideal para relaxar e namorar, à Praia de São Rafael, um destino mais conhecido, mas que não perde a beleza por isso. Para lá dos areais, a cidade antiga é rica em história e tradição. É imperativo passear pela Rua 5 de Outubro, conhecida pelas suas lojas de artesanato e o túnel que nos leva até à Praia do Peneco.

À noite, tudo se passa na Rua da Oura, onde se localizam os bares e as discotecas mais frequentadas das zonas, com escolhas para todos os gostos. Albufeira torna-se então um destino imperdível para aqueles que gostam de dançar e aproveitar a noite até se tornar dia. E se as vistas são maravilhosas quando se está em terra, é fácil imaginar como serão quando se está no mar. Esta é uma perspetiva mais privilegiadada região, mas que facilmente se pode ter através de um passeio turístico de barco. A nossa recomendação inclui sempre três palavras: Grutas de Benagil. A maior parte das visitas de barco que partem de Albufeira passam por este marco da beleza natural em Portugal e protagonista das melhores fotografias de Instagram, mas também por outras grutas e algares, uma vez que a faixa entre Albufeira e Portimão é bastante rica no que diz respeito a este tipo de formações. Para um passeio que está um nível acima do habitual – como quem diz do semirrígido em que a capa impermeável não pode faltar por causa da força da água. A segunda recomendação é a experiência Beach BBQ da AlgarExperience, que disponibiliza não só um barco mais confortável para o habitual percurso, como bebida e comida à discrição a bordo para ver as grutas com uma cerveja fresca na mão, e a derradeira experiência de fazer um churrasco numa pacata praia de Portimão. Na praia, a comida não falta, bem como várias atividades como as tradicionais raquetas de praia ou pranchas de stand up paddle. Pelo meio ficam vistas incríveis, um ambiente cómodo a bordo e a promessa de diversão garantida. Menos para aqueles que enjoam com facilidade.

É do mar que saem as maiores delícias que se podem comer tanto em Albufeira como em Portimão!

Portimão

Já que este passeio de barco permite um primeiro vislumbre da zona de Portimão, porque não avançar de Albufeira para esta cidade que, embora seja a menos de 40 quilómetros, tem muito de diferente. Desde logo porque é atravessada por um rio, o Arade, que faz com que a cidade não tenha apenas uma belíssima marginal, mas também uma maravilhosa zona ribeirinha. Também o ambiente urbano é mais familiar, mais sereno, o que faz desta cidade o sítio perfeito para uma escapadinha mais zen. São vários os pontos turísticos a não perder, desde logo a Fortaleza de Santa Catarina, que permite ter uma vista de quase 360 graus sobre acidade, o rio e o oceano, e o Museu de Portimão, um centro de interpretação centrado na milenar arte das conservas. Do outro lado do rio Arade, a pequena aldeia de Ferragudo é uma pérola a ser visitada por manter a tradição piscatória, dos barcos às pequenas casas dos pescadores, passando claro, pela boa comida .É também em Portimão que se localiza um dos trilhos mais bonitos do Algarve e que, para felicidade de todos os que só são caminhantes de fim de semana, não é difícil de fazer.

Trata-se do percurso “Varandas sobre o Mar” e que, como o nome indica, perfaz uma varanda de perto de dois quilómetros e meio sobre o Oceano Atlântico e a secção rochosa que se estende de Portimão a Alvor. São falésias, ravinas, poços e arribas que parecem não ter fim, de uma beleza que leva a que o passeio demore o dobro do tempo, pois a cada passo dá vontade de parar para tirar uma fotografia. São também várias as entradas diretas para as praias dessa zona, da Praia do Alemão à Praia João de Arens. Mas se até agora já falámos de praias, miradouros, passeios e, em geral, boa vida, falta um dos aspetos fundamentais que definimos ao princípio como sendo indispensáveis para um verdadeiro paraíso na terra: a comida. É do mar que saem as maiores delícias que se podem comer tanto em Albufeira como em Portimão, mas por serem zonas muito turísticas há muito mais facilidade de cair numa chamada “armadilha para turista” e acabara comer não muito bem e com uma conta bem pesada.

Explora
Posts relacionados.

A tua
Inspiração.

@redeexpressos