Gallery inside!
Destinos

Cinco feriados, cinco viagens a não perder!

Os meses de maio e junho são ricos em feriados e o que melhor há para fazer do que aproveitar para conhecer melhor o país à boleia da Rede Expressos? Estas cinco cidades estão à tua espera.

8 minutos de leitura

Os meses de maio e junho são ricos em feriados e o que melhor há para fazer do que aproveitar para conhecer melhor o país à boleia da Rede Expressos? Estas cinco cidades estão à tua espera.

Évora

Este tempo soalheiro, mas com temperaturas de primavera, faz do Alentejo, em especial Évora, o destino perfeito para uma escapadinha. Vários são os motivos para visitar acidade. Desde a arquitetura à gastronomia, o centro histórico está classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. É nesta zona que se pode conhecer as atrações históricas da Sé Catedral de Évora, a Catedral de São Francisco, onde está inserida a tão conhecida Capela dos Ossos. O Templo de Diana, vestígio da passagem dos romanos pela cidade, é considerado paragem obrigatória. proveite para se deliciar com os pratos típicos do Alentejo e, claro, sempre acompanhados de um copo de vinho da região.

Coimbra

Falando em Património Mundial da UNESCO, um dos feriados pode ser aproveitado para conhecer outra cidade que mereceu esta distinção. Coimbra é a cidade de muitas coisas – dos amores, das canções, das saudades –, mas destaca-se por ser casa da primeira universidade portuguesa e uma das mais antigas do mundo. Calma, não estamos a sugerir que passes este dia de folga a estudar, para isso há outros tantos dias do ano. No entanto, é impossível passar por aqui e não conhecer a Universidade de Coimbra, especialmente a Biblioteca Joanina, exponente máximo do barroco nacional e uma das mais ricas bibliotecas europeias, que terá servido de inspiração para JK Rowling e a sua saga Harry Potter.

Além disto, a cidade é atravessada pelo rio Mondego, o que cria uma área de marginal muito bonita para passear. O misticismo paira no ar e inspira todos os visitantes a viverem a sua vida de forma mais sentida.

Guimarães

Outra das nossas recomendações é cidade berço de Portugal: Guimarães. E claro, com risco de se tornar um padrão neste guia de escapadinhas, a UNESCO também considerou o centro desta cidade Património Mundial da Humanidade. Lá é possível reviver aquele que era a arquitetura e traça original e autêntica de Guimarães, que foi reservada com o passar dos tempos. Este centro é também o coração da cidade, onde há sempre algo a acontecer.

Da cidade atual para os tempos medievais, o Castelo de Guimarães é paragem obrigatória, tendo sido aqui que terá nascido Afonso Henriques. Pontos como o Paço Ducal de Guimarães, o Largo do Toural, o Padrão do Salado e as muralhas de Guimarães – onde se pode tirar uma fotografia na inscrição “Aqui nasceu Portugal” – são também essenciais, numa cidade onde a história também se fez e continua a fazer na rua. E para ter a oportunidade de ver uma das vistas panorâmicas do norte do país, basta subir de teleférico ao Monte da Penha.

Lisboa

Qualquer data é a desculpa perfeita para visitar Lisboa! Afinal a capital do país tem tanto para descobrir. No entanto, parece que a cidade ganha outra vida com os Santos Populares, altura em que nas ruas se ouve, de manhã à noite, os hinos da cultura popular portuguesa, se cheira as sardinhas e as febras na brasa e se sente o amor dos bairros, que querem partilhar com todos a alegria que é viver ali. Para lá das festas, Lisboa proporciona algumas das melhores vistas, sendo a cidade das sete colinas, banhada pelo rio Tejo. Assim, por estes dias, os bairros de Alfama, Graça, Mouraria e Bica são o destino dos foliões e de todos os que querem sentir a verdadeira Lisboa dos bailaricos. As marchas populares descem a Avenida da Liberdade e espalham cor e magia por quem está a assistir, numa competição em que só um bairro sai vencedor. Para além de tudo isto, há os sítios habituais a visitar, da Torre de Belém ao Terreiro do Paço, passando pelo Castelo de São Jorge e pela Rua Cor de Rosa. E nestes dias não te esqueças do pregão: “Lisboa é linda!”

Porto

Santo António já se acabou e, como diz, a música, está na altura de São João nos dar um balão para brincar. As festas populares continuam pelo mês adentro e o São João do Porto é uma ótima altura para ficar a conhecer melhor a cidade Invicta. Sardinhas, finos, traçadinhos, bifanas, alho porro, martelo e balão: é este o pack de iniciante de uma noite bem passada nas festas do Porto, que se concentram especialmente na zona da Ribeira, na margem norte, e no Cais de Gaia, na margem sul.

Nesta noite também há fogo de artifício especial sobre o rio Douro, um espetáculo que se vê no seu expoente máximo das zonas mais altas das duas cidades. A nossa recomendação é, claro, a Serra do Pilar. No resto da cidade, há tanto para ver e conhecer. Das praias da Foz à cultura de Serralves, passando pelos Jardins da Cidade e pela Livraria Lello, o Porto é uma cidade que fervilha com vida, novidades, sítios para visitar, para comer e para divertir. Não pode faltar também a visita às caves do Vinho do Porto para fazer uma prova e uma volta de barco pelo rio.

Explora
Posts relacionados.

A tua
Inspiração.

@redeexpressos