Gallery inside!
Destinos

São estes os melhores passadiços de Portugal

Amantes de caminhadas, este artigo é para vocês! Escolhemos os quatro melhores passadiços e rotas de Portugal para que possas escolher e aproveitar aquele com que mais te identificas.

7 minutos de leitura

Amantes de caminhadas, este artigo é para vocês! Escolhemos os quatro melhores passadiços e rotas de Portugal para que possas escolher e aproveitar aquele com que mais te identificas.

Arcos de Valdevez

Todos os amantes de caminhadas encontram no Sistelo, no concelho de Arcos de Valdevez, uma verdadeira meca para os fãs do hiking. Com a alcunha de Tibete Português, encontramos os trilhos mais bonitos do Gerês, com cenário digno de um filme. Os Passadiços do Sistelo passaram, em menos de um ano, de um dos segredos mais bem guardados do Gerês para um dos percursos pedestres mais emblemáticos do norte de Portugal. Como o próprio nome dá a entender, o trilho segue pelas margens do rio Vez ao longo de carreiros e fantásticos passadiços. Pelo caminho, cruza bosques, pontes medievais, capelas e soberbas paisagens naturais. E claro, neste trilho não faltam cascatas nem oportunidades para ir a banhos. Este é um dos percursos pedestres de Portugal que se tem de fazer pelo menos uma vez na vida.

Vila Nova de Paiva

Se há percurso pedestre que dispensa apresentações em Portugal, são os Passadiços do Paiva. Localizados no Arouca Geopark, tornaram-se rapidamente num dos percursos pedestres mais emblemáticos do mundo, tendo inclusivamente ganho quatro galardões consecutivos nos World Travel Awards, os óscares do turismo. E o que já era bom ficou ainda melhor com a abertura da Ponte Suspensa 516 Arouca, a maior ponte pedonal suspensa do mundo(imprópria para quem tem vertigens).Os Passadiços do Paiva estão inseridos num autêntico santuário natural e contam com 9km de percurso. A simbiose entre a construção do homem e a natureza roça o perfeito. O enquadramento paisagístico está tão bem conseguido que quando os vemos ao longe ficamos com a ilusão de que fazem parte da paisagem envolvente.

Fragas de São Simão

Na primavera de 2020 nasceu o novo e fabuloso Passadiço das Fragas de São Simão, no concelho de Figueiró dos Vinhos, bem no Centro de Portugal. Um dos principais atrativos desta caminhada é a Praia Fluvial das Fragas de São Simão, onde podes aproveitar para refrescar e mandar uns mergulhos. Para compor na perfeição esta espécie de pintura natural há todo um exuberante bosque em redor e para complementar, é obrigatório passar nas aldeias do xisto de Casal de São Simão, umas das aldeias mais emblemáticas da Serra da Lousã. Sabias que há 27 Aldeias do Xisto distribuídas pela Região Centro para visitares? 12 na Serra da Lousã, 4 em Tejo-Ocreza, 5 na Serra do Açor e 6 no Zêzere.

Rota Vicentina

A Rota Vicentina é uma fantástica rede de percursos que totaliza cerca de 750 km de passadiços pedestres e 1000 km de percursos de BTT ao longo do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Há o Caminho Histórico (o mais longo de toda a rede com230km), que liga Santiago do Cacém ao Cabo de São Vicente e o Trilho dos Pescadores, que liga Porto Covo a Odeceixe, com cerca de 80 km. Uma excelente combinação destes dois trilhos é começar a caminhada em Santiago do Cacém ou Porto Covo e seguir pelo Trilho dos Pescadores até Odeceixe, fica aqui a sugestão! A melhor altura para percorrer a Rota Vicentina é na primavera(mais colorida) ou no outono. Em ambas as estações o clima é, por norma, ameno e fresco oque o torna perfeito para caminhar. Sabias queeste caminho era um dos principais percursos utilizados pelos peregrinos que viviam no sul de Portugal para rumar a Santiago de Compostela? Fazê-lo é uma autêntica viagem no tempo, com natureza e história a acompanhar cada passo. Talo é, que a Associação Europeia de Caminhantes lhe concedeu o selo de Leading Quality Trails –Best of Europe (melhores destinos de caminhadas da Europa).

Explora
Posts relacionados.