O retrato de Raphael
Com milhares de seguidores, luta contra a imagem imposta pelas redes sociais
Com mais de 40 mil seguidores no Instagram, Raphael Faria de Jesus luta diariamente contra a perfeição imposta pelas redes sociais enquanto não atinge o seu maior sonho: ser ator.
Fala-me um bocadinho sobre ti…
Sou o Raphael Faria de Jesus – Raphael com ph [risos]! É mesmo com ph porque nasci na Suíça e vivi lá durante 24 anos. Estou em Portugal há cinco anos, faz seis anos em julho que vim para cá. Os meus pais são portugueses, mas imigraram para a Suíça. Voltaram para cá em 2018 e eu vim um pouco mais tarde.
Foi na Suíça que cresci e que fiz a minha vida, mas sempre quis vir para Portugal. O meu grande sonho é ser ator e essa foi uma das razões que me fez voltar para cá. Sei que cá tenho mais oportunidades para seguir a carreira. Atualmente trabalho numa marca de colchões, sou um sleep expert [risos]! Basicamente, recomendo colchões. No meu tempo livre sou influencer e estou agora a fazer a escola para teatro e cinema.
Consegues conciliar isso tudo?
Não vou mentir, é difícil. Requer muita gestão de tempo e organização, mas quando uma pessoa se organiza bem tudo se consegue. É preciso muita dedicação.
E o sonho de ser ator? Vem desde quando?
Desde que me lembro que quero ser ator. Fiz teatro durante mais de dez anos! Comecei quando tinha apenas 5 anos com peças de Natal que fazia na igreja evangélica. A representação sempre foi a minha paixão!
Como é que surgiu a ideia de te tornares influencer?
Eu gosto de estar à frente da câmara [risos]! Foi em novembro de 2017 que comecei a criar conteúdos para o Instagram. Até essa altura, tinha um perfil privado, mas comecei a pensar que as redes sociais podiam ajudar-me a alcançar muita coisa e foi aí que decidi mudar.
Precisei de 4 anos e meio para atingir os 10 mil seguidores… tive de dedicar muito tempo, paciência e trabalho para chegar lá. Depois comecei a ser abordado por pessoas e marcas para fazer parcerias e foi assim que cheguei a este patamar. Podia ter mais colaborações do que as que tenho, mas eu sou muito real no meu Instagram e só me ligo a marcas que me fazem sentido.
Consideras-te uma pessoa real nas redes sociais?
Os meus seguidores sabem que eu sou uma pessoa transparente no meu perfil. Sou muito positivo, mas gosto muito de mostrar a realidade e, como se costuma de dizer, nem sempre tudo é um mar de rosas.
A vida não é perfeita e as redes sociais não podem estar sempre a mostrar a perfeição que não existe. Para mim, cada um é bonito e perfeito à sua maneira. Somos todos diferentes e ninguém se deve comprar com a beleza e o com o encanto dos outros.
Partilho a minha realidade com os meus seguidores. Houve uma altura em que estive em baixo e que procurei ajuda psicológica e partilhei-o com os meus seguidores. Procurei ajuda psicológica e apelei a que procurassem ajuda caso se sentissem assim, tal com eu me senti. Recebi dezenas de mensagens de pessoas a dizer que iam procurar ajuda. Sinto-me feliz por ter ajudado alguém.
Gostas de viajar?
Gosto muito [risos]! Se eu pudesse viajava todos os meses para um destino novo, mas não é possível. Gostava mesmo muito de conhecer o mundo inteiro. Todos os seus encantos e todas as suas culturas.
Adoro viajar dentro e fora de Portugal. Viajo muito com a Rede Expressos! Sempre que vou para casa dos meus pais, em Abrantes, é com a Rede Expressos. E também faço muito o trajeto entre Lisboa e Esposende porque estou a criar uma empresa e os meus amigos são de lá.
Já me falaste que estás a tentar criar uma empresa. O que é que pretendes fazer?
Sim, eu e três amigos estão a tentar erguer uma empresa de vendas online de todos os tipos de produtos. Vulgarmente chamada de loja de conveniência, como se fosse um AliExpress [risos].
Quero dedicar-me a este projeto além da representação. A área da representação nem sempre é consistente e nem sempre tem trabalho, por isso acho que é melhor ter outras opções para não ser dependente de ninguém. Acho que é sempre melhor jogar pelo seguro.
O que é que significa para ti viajar?
Viajar significa viver. Viver e explorar. Explorar coisas novas, culturas novas, ter experiências novas. Viver sensações que nunca vivi antes. Sou uma pessoa muito emocional e fico muito feliz a vivenciar coisas novas. Viajar é aproveitar avida!
Praia, campo e cidade?
Sou uma pessoa muito indecisa, mas acho que escolhia a praia. O verão é a estação do ano que me deixa mais feliz.
Como escolhes os teus destinos quando vais viajar?
Normalmente escolho destinos que tenham praia [risos]. Gostava muito de ir aos Estados Unidos e ao Brasil. Também adorava conhecer Cabo Verde. Mas agora quero muito atravessar o oceano e ir aos Estados Unidos.
E aqui em Portugal? Tens algum sítio que queiras muito conhecer?
A Costa Vicentina. Nunca lá estive e quero muito conhecer.
Porque é que escolhes viajar com a Rede Expressos?
Gosto muito do conforto dos autocarros. Adoro viajar nos lugares da frente para conseguir explorar a estrada [risos]! Aproveito as viagens para criar conteúdos, editar vídeos e imagens para colocar no Instagram. Também carrego sempre o meu telemóvel, claro. Leio livros, vejo séries. Desfruto muito da viagem.